A Rabeca

     A Rabeca é um instrumento de arco de origem árabe, precursor do violino, tendo-se notícia de sua utilização desde a idade média.

     
    No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul, confeccionada nos mais variados formatos e matéria prima, propiciando a cada instrumento um timbre único. ela é tocada em manifestações populares e religiosas desde os remotos tempos da colonização brasileira, e também esta inserida na cultura indígena, na faixa litorânea da região sudeste do Brasil.

 Entre os pesquisadores que buscam definir a rabeca e suas peculiaridades, há muita divergência, porém uma coisa fica clara em todos os relatos, a essência e a riqueza da rabeca brasileira esta justamente na diversidade de formatos, matéria prima, afinações, encordoamento, e  formas de execução entre outros, diante disto, deixo aqui uma definição clara e objetiva para este instrumento encantador.

RABECA: Instrumento de arco sem padrão definido 

       

    No Fuá Rabecado a Rabeca é tocada na maior parte das musicas em dueto (duas cordas ao mesmo tempo) criando um efeito harmônico especifico que enriquece as melodias; com uma sonoridade áspera, e de timbre inconfundível, reinventando as melodias, com total liberdade de improvisação.  


O som da Rabeca é como a voz do ser humano, cada uma tem seu timbre, sempre carregado de encanto e particularidades que unem o instrumento ao tocador, formando um só corpo